FORÇA PARA DEFENDER NOSSAS CORES

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sábado, 17 de maio de 2014

Ações Técnicas e Táticas

Ações Técnicas 
    Na Esgrima, a técnica baseia-se em vários movimentos, são eles :

Guarda

Como o seu nome indica, é uma posição que o atirador assume para se defender.

Componentes Críticas
* As pernas devem estar ligeiramente flectidas, o pé da frente deve estar perpendicular ao pé de trás e dirigido para a frente. O calcanhar do pé da frente tem de estar alinhado com o calcanhar do pé de trás.
* O tronco deve estar na vertical, o peso do corpo distribuído pelas 2 pernas, o atirador assume uma posição de equilíbrio e o ombro do lado do braço armado virando para a frente.
* O braço armado deve estar ligeiramente flectido, com o cotovelo para dentro e afastado do tronco.
* O braço não armado deve estar ligeiramente flectido e levantando, com o cotovelo à altura da linha dos ombros, servindo para equilibrar o atirador.
As posições de guarda mais importantes são:
-A guarda de sexta: defende a linha alta de fora.
-A guarda de quarta: defende a linha alta de dentro.
-A guarda de oitava: defende a linha baixa de fora.
-A guarda de sétima: defende a linha baixa de dentro.
-Erros mais frequentes nesta posição:
-Flexão exagerada das pernas;
-Falta de equilíbrio;
-Pés cruzados;
-Má distribuição do peso nos membros inferiores;
-Braço muito estendido ou muito flectido.


Marcha
A marcha consiste em avançar e recuar, com o objectivo de manter a distância do adversário, ou seja, o atirador evita que o adversário o toque e está sempre pronto para o tocar.
Componentes Críticos:
-Para avançar é necessário levantar em primeiro a ponta do pé da frente e de seguida a perna. Em seguida o atirador deve atacar o solo com o calcanhar e apoiar a planta do pé, ao mesmo tempo que movimenta o pé de trás para a frente.
-Para recuar movimenta-se o pé de trás, seguido da extensão da perna e só depois se movimenta o pé da frente.

-A distância entre os dois pés deve ser mantida, a recuar e a avançar.

Erros mais frequentes neste movimento:
*Deslocamentos oblíquos;
*Deslocamentos arrastando os pés;
*Diminuição da flexão das pernas durante os deslocamentos.


Afundo
O afundo é um movimento efetuado a partir da guarda e serve para o esgrimista se aproximar rapidamente do adversário, ganhando distância.
  


Erros mais frequentes neste movimento:
*Descair o tronco para a frente;
*Perder o equilíbrio;
*O joelho da frente não ficar na vertical do pé;
Perna de trás flectida.

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