Ações Técnicas
Na Esgrima, a técnica baseia-se em vários movimentos, são eles :
Guarda
Como o seu nome indica, é uma posição que o atirador assume para se
defender.
Componentes Críticas
* As pernas devem estar
ligeiramente flectidas, o pé da frente deve estar perpendicular ao pé de trás e
dirigido para a frente. O calcanhar do pé da frente tem de estar alinhado com o
calcanhar do pé de trás.
* O tronco deve estar na
vertical, o peso do corpo distribuído pelas 2 pernas, o atirador assume uma
posição de equilíbrio e o ombro do lado do braço armado virando para a frente.
* O braço armado deve estar
ligeiramente flectido, com o cotovelo para dentro e afastado do tronco.
* O braço não armado deve estar
ligeiramente flectido e levantando, com o cotovelo à altura da linha dos
ombros, servindo para equilibrar o atirador.
As posições de guarda mais importantes são:
-A guarda de sexta: defende a
linha alta de fora.
-A guarda de quarta: defende a
linha alta de dentro.
-A guarda de oitava: defende a
linha baixa de fora.
-A guarda de sétima: defende a
linha baixa de dentro.
-Erros mais frequentes nesta
posição:
-Flexão exagerada das pernas;
-Falta de equilíbrio;
-Pés cruzados;
-Má distribuição do peso nos
membros inferiores;
-Braço muito estendido ou muito
flectido.
Marcha
A marcha consiste em
avançar e recuar, com o objectivo de manter a distância do adversário, ou seja, o atirador evita que
o adversário o toque e está sempre pronto para o tocar.
Componentes Críticos:
-Para avançar é necessário
levantar em primeiro a ponta do pé da frente e de seguida a perna. Em seguida o
atirador deve atacar o solo com o calcanhar e apoiar a planta do pé, ao mesmo
tempo que movimenta o pé de trás para a frente.
-Para recuar movimenta-se o pé de
trás, seguido da extensão da perna e só depois se movimenta o pé da frente.
-A distância entre os dois pés
deve ser mantida, a recuar e a avançar.
Erros mais frequentes neste movimento:
*Deslocamentos oblíquos;
*Deslocamentos arrastando os pés;
*Diminuição da flexão das pernas
durante os deslocamentos.
Afundo
O afundo é um movimento efetuado a partir da guarda e serve
para o esgrimista se aproximar rapidamente do adversário, ganhando
distância.
Erros mais frequentes neste movimento:
*Descair o tronco para a frente;
*Perder o equilíbrio;
*O joelho da frente não ficar
na vertical do pé;
Perna de trás flectida.
ok vlw
ResponderExcluirok vlw
ResponderExcluirajudou muito, obrigada
ResponderExcluirvlw ajudou
ResponderExcluirkkkkk tu é lindo
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